Skip to content

O Livro de Jasar

by Oscar Correia on June 7th, 2012

O Livro de Jasar também conhecido como o Livro dos Justos era uma coleção poética antiga, semelhante ao Livro das Guerras  do Senhor. Provavelmente uma coleção muito antiga de poemas dos guerreiros em louvor a Deus citado no Antigo Testamento. “Por isso se diz no livro das guerras do SENHOR: O que fiz no Mar Vermelho e nos ribeiros de Arnom, E à corrente dos ribeiros, que descendo para a situação de Ar, se encosta aos termos de Moabe.”  Números 21:14-15.

O Livro dos Justos é conhecido por pouquissimas pessoas, esse livro é citado apenas no Antigo Testamento: “E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto não está escrito no livro de Jasar? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr, quase um dia inteiro.” Josué 10:13. Essa batalha foi uma grande epopéia. Josué foi chamado por Gibeão para ajuda-lo, os reis dos amorreus se ajuntaram contra eles. Josué foi ao encontro dele junto com seus soldados, seus guerreiros, mas não eram simples soldados, chamados também de valentes e valorosos.

Em primeiro lugar o Senhor garante a Josué a vitória, segundo, todos o exercíto dos cinco reis é praticamente destruído por grandes pedras do céu que o Senhor lançou contra eles, morreram mais com as pedras do céu do que à espada que os filhos de Israel mataram. O sol se dete-ve, ou seja, o dia foi prolongado, a diminuição da velocidade da rotação normal da terra deu a Josué mais tempo. Não houve dia semelhante a este, nem antes nem depois, porque o Senhor estava ao lado deles.

Essa grande batalha estava descrita no Livro de Josué e também no Livro de Jasar, Deus estava com eles todo o tempo, a vida de lealdade a Deus lhes renderam essa enorme vitória, digna de estar descrita e narrada.

Esse livro também parecia ter uma coleção de canções nacionais, uma coleção de canções em louvor dos heróis de Israel, triunfos históricos e elegíaco que era ainda existente no tempo de Davi. Na antigüidade, a elegia era uma composição da poesia lírica monódica (ou seja, declamada pelo próprio poeta, geralmente, e acompanhada por um só instrumento musical). Havia vários tipos de elegia, conforme seu conteúdo: elegia marcial ou guerreira, elegia amorosa e hedonista, elegia moral e filosófica ou elegia gnômica (caracterizavam-se por expressarem-se através de máximas morais).

Flávio Josefo, ou apenas Josefo, foi um historiador e apologista judaico-romano, descendente de uma linhagem de importantes sacerdotes e reis, que registrou in loco a destruição de Jerusalém, em 70 d.C. Seus relatos historicos são extremamentes importantes, em um deles fala sobe Jesus e também, sobre o Livro de Jasar que existia no Templo.

A canção que Davi compôs, elegia a comovente e triste morte de Saul e Jônatas: “Dizendo ele que ensinassem aos filhos de Judá o uso do arco. Eis que está escrito no livro de Jasar.” 2 Samuel 1:18.

Em suma,  o fato em si foi mencionado no livro de Jasar, agora perdido, Josué 10:13, e é confirmado por Isaías 28:21 “Porque o SENHOR se levantará como no monte Perazim, e se irará, como no vale de Gibeão, para fazer a sua obra, a sua estranha obra, e para executar o seu ato, o seu estranho ato.” e Habacuque 3:11 “O sol e a lua pararam nas suas moradas; andaram à luz das tuas flechas, ao resplendor do relâmpago da tua lança.” e pelo filho de Sirach (Sirach ou Ecclesiasticus é um livro que foi escrito entre 195 e 171 a.C. Os rabinos que encerraram o cânon considerou que o período de inspiração divina tinha terminado no século 5 a.C).

 

(Oscar Correia)
CT
Bibliografia
Bíblia Sagrada   - tradução João Ferreira de Almeida
Bíblia em Inglês – King James
http://www.adventistas.com/maio2004/livro_dos_justos.htm
http://religiao-filosofia.blogspot.com.br/2011/10/bill-johnson.html – O Livro de Jasar e Zechariah Sitchin
http://www.esoterikha.com/gnose/apocrifos_Biblia.php – Livros Apócrifos Mencionados na Bíblia
http://www.bibliacatolica.com.br/historia_biblia/61.php – 27 livros perdidos citados pela Bíblia
http://topicalbible.org/j/jasher.htm – Jasher

 

PDF Download    Send article as PDF   

From → History bible

3 Comments
  1. Raquel Duarte permalink

    Quantas coisas p aprender sobre nosso Deus sobre nossos irmãos do passado!Que maravilha tê-lo conosco irmão Oscar Moana !

  2. I have heard of these other lost books, the archeologist will no doubt find more. The story of the Lord making time stand still is one of my favorites I absolutely love the Word of God and cant get enough of it. Amen?

  3. Oscar Correia permalink

    Franklin,
    Thank you for your comment, is a great honor for me. This book is lost now and others also, but have the dead sea scrolls discovery.

    After I will write a article about this subject too. God bless you.

    Note: You can speak about the Jasher book for your friends in your church.

Leave a Reply

Note: XHTML is allowed. Your email address will never be published.

Subscribe to this comment feed via RSS