Skip to content

Quem são os filhos da desobediência?

by Oscar Correia on May 24th, 2012

“nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência;” Efésios 2:2.

Paulo estava se referindo aos gnósticos, aqueles que se desviam dos caminhos de Deus e também em referência ao pecado da carne (adultério, vida promiscua, traição por pensamento, etc, etc), depois que se aceita a Cristo e não tem uma mudança em relação a essas coisas mencionadas, esses são os filhos da desobediência que entram os espíritos.

Muitos são ensinados que esses mesmos espíritos só aparecem naqueles que se desviam. “Quando o espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos, procurando repouso; e, não o achando, diz: Voltarei para minha casa, donde saí. E, tendo voltado, a encontra varrida e ornamentada. Então, vai e leva consigo outros sete espíritos, piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e o último estado daquele homem se torna pior do que o primeiro.” Lucas11:24-26. E Pedro diz: “Portanto, se, depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos, tornou-se o seu último estado pior que o primeiro.” II Pedro 2:20.

Mas em Efésios fala muito ao contrário disso, se procurarmos o significado de Desobediência, teremos: s.f. Ação de desobedecer; insubmissão, insubordinação, transgressão.Infração (de uma lei). A palavra do Senhor fala: “Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei.” I João 3:4.

Temos uma explicação mais ampla:

“Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por essas coisas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto, não sejais participantes com eles. Efésios 5:5-7.

Incontinente: Pessoa muito dada aos gozos sensuais.
Impuro: Cheio de impurezas, Indecente.
avarento: apego ao dinheiro, somítico (apego ao dinheiro ou a bens materiais).

 

Até as pessoas que se apegam a bens materiais, os avarentos, esses entram os espíritos e além disso, não entrarão no Reino de Deus nem de Cristo. Quando deixamos de ler a bíblia e orar, acabamos sendo desobedientes, deixamos de ter uma relação mais ampla com Deus, não conseguimos escutá-lo porque não a dialogo, conseqüentemente deixamos de levar a palavra dEle para outros pessoas, ficamos dispersos e deixamos entrar algumas impurezas como drogas, bebidas, prazeres carnais, amor ao dinheiro, aos bens materiais, nossas carreiras, etc. Tentamos muitas vezes nos desvencilhar dessas coisas e não conseguimos, pois os nossos raciocínios estão obstruídos. Somos escravos de nossos pensamentos, os anjos que estão ao derredor acabam encontrando uma brecha.

“Se eu no coração contemplara a vaidade, o Senhor não me teria ouvido.” Salmo 66:18. Este princípio foi reconhecido pelo cego curado por Jesus. Ele comentou: “Sabemos que Deus não atende a pecadores; mas, pelo contrário, se alguém teme a Deus e pratica a sua vontade, a este atende” João 9:31.

Em Colossenses temos mais uma citação em relação ao filhos da desobediência: “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; por estas coisas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência].” Colossenses 3:5-6.

Vemos atitudes de muitos cristãos e até do alto clero que não compreendermos, porém esses filhos da desobediência Deus mostra o porque dessas atitudes: “Mas não deram ouvidos, nem atenderam, porém andaram nos seus próprios conselhos e na dureza do seu coração maligno; andaram para trás e não para diante.” Jeremias 7:24.  “Mas não atenderam, nem inclinaram o seu ouvido; antes, andaram, cada um, segundo a dureza do seu coração maligno; pelo que fiz cair sobre eles todas as ameaças desta aliança, a qual lhes ordenei que cumprissem, mas não cumpriram.” Jeremias 11:8.

Para que não nos tornemos desobedientes, a palavra do Senhor nos fala: “Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos.” Hebreus 2:1.

 

(Oscar Correia)
CT

Bibliografia
Bíblia Sagrada, tradução João Ferreira de Almeida
Bíblia em Inglês – King James

 

PDF Download    Send article as PDF   
One Comment
  1. Bob Stevens permalink

    This one is currently a PDF file in a folder I keep called Oscar’s Messages. The best ones go in here. I just added another message to the folder. God Bless You, my friend.

Leave a Reply

Note: XHTML is allowed. Your email address will never be published.

Subscribe to this comment feed via RSS